Como Abrir sua Empresa (CNPJ) em São Paulo em até 5 Dias e a Baixo Custo!

Erich Santos • 4 de outubro de 2021

Se você está abrindo sua Empresa em São Paulo ou pretende empreender, confira nossas dicas neste artigo.

A burocracia que envolve a abertura de uma empresa, em São Paulo ou quaisquer outras cidades, já foi um processo demorado e com idas aos cartórios, prefeituras, vigilância e outras repartições, coisa que não mais acontece, por diversas mudanças na legislação. Atualmente, com o apoio de uma Contabilidade Especializada, é possível a abertura em menos de uma semana, com CNPJ ativo e licenças de funcionamento.


As etapas que envolvem a abertura de um CNPJ e todas legalidades de uma empresa, passam por processos e assinaturas digitais, com segurança e com toda a agilidade dos atuais sistemas estaduais.


Análise de Viabilidade


Iniciando com a análise de viabilidade com a Prefeitura, conselhos de classe e órgãos reguladores, para previamente consultar se as atividades e o local que envolvem a empresa estão autorizados para funcionamento.


Obtendo seu CNPJ


Em seguida, a comunicação é com a Receita Federal, para obter seu cadastro de CNPJ oficialmente. O processo envolve a elaboração do Documento Básico de Entrada (DBE) assinado preferencialmente com certificado digital, e em alguns Estados excepcionalmente assinado a punho e digitalizado. O documento acompanha o processo para Junta Comercial ou OAB (quando o caso), assim como à Receita Federal, para que todos os cadastros, federal, estadual e municipal, se comuniquem.


Inscrição Municipal e Nota Eletrônica


Feitos os cadastros Federal e Estadual, agora o processo de abertura 'desce' para o nível municipal, onde se obtém a Inscrição Municipal ou CCM, para todos fins fiscais e jurídicos. E também, se a sua atividade for prestação de serviços, nessa etapa solicitamos o credenciamento para emitir suas notas fiscais de serviços de forma eletrônica.


Alvarás e Licenças para Funcionamento


Por fim, é necessário realizar o processo de licenciamento da empresa no município, para Alvará de Licença e Certificados de Bombeiros, Vigilância Sanitária e outros, caso específicos. Na maior parte dos municípios, o processo pode ser digitalizado para obtenção dos alvarás e licenças, de forma a facilitar o processo e dispensar idas para protocolos e entradas de documentos.


Todo o processo de Abertura de Empresa / Abrir CNPJ envolve conhecimentos técnicos e obrigatoriamente exigem a elaboração por Contadores e Advogados, exigindo inclusive, a carteira de identidade profissional (CRC ou OAB), procure um time de Contadores Especialistas e Consultores Jurídicos, na Vallor Contabilidade Online, fale conosco para maiores informações.

Preencha Abaixo para Falar com Contadores Especialistas em Abertura de Empresas:

Por Igor Ribeiro 21 de julho de 2025
Com o crescimento das redes sociais e a profissionalização da criação de conteúdo, os digital influencers (influenciadores digitais) passaram a ser protagonistas em campanhas publicitárias e ações de marketing. No entanto, muitos ainda atuam de forma informal, sem entender que seus ganhos também estão sujeitos à tributação. Neste artigo, vamos explicar como funciona a tributação para influenciadores digitais e quais os passos necessários para se regularizar junto ao fisco, garantindo segurança jurídica e financeira para sua carreira.
Por Igor Ribeiro 14 de julho de 2025
A gestão fiscal é uma das áreas que mais gera dúvidas e preocupações entre pequenos empreendedores. Os erros fiscais podem resultar em multas, juros e problemas legais que comprometem a saúde financeira da empresa. No entanto, com planejamento e orientação adequada, é possível evitar esses problemas e manter a regularidade fiscal do negócio. Veja a seguir os principais erros fiscais e como preveni-los.
Por Igor Ribeiro 7 de julho de 2025
Abrir um CNPJ é fundamental para que uma igreja possa operar legalmente no Brasil. Com o CNPJ, a instituição tem personalidade jurídica, pode abrir conta bancária, emitir recibos de doações e cumprir suas obrigações fiscais e legais como entidade sem fins lucrativos. Neste artigo, vamos explicar passo a passo como formalizar uma igreja e registrar seu CNPJ.