É Obrigatório o Pagamento de Pró-Labore para Minha Empresa?

Erich Santos • 18 de outubro de 2022

Qual o entendimento da Receita Federal e do Fisco em relação ao Pró-Labore? É considerado como Obrigatório ou não?

O que a Lei diz sobre o Pagamento Obrigatório de Pró-Labore?


Levando em consideração a Solução de Consulta nº 120 - Cosit, que pronunciou sobre o assunto, embasada na Lei nº 8.212 de 1991, art. 12, que diz:


Art. 12. São segurados obrigatórios da Previdência social as seguintes pessoas físicas:


v - como contribuinte individual;


f) o titular de firma individual urbana ou rural, o diretor não empregado e o membro de conselho de administração de sociedade anônima, o sócio solidário, o sócio de indústria, o sócio gerente e o sócio cotista que recebam remuneração decorrente de seu trabalho em empresa urbana ou rural, e o associado eleito para o cargo de direção em cooperativa, associação ou entidade de qualquer natureza ou finalidade, bem como o síndico ou administrador eleito para exercer a atividade de direção condominial, desde que recebam remuneração;


Desta forma, conclui-se que, para a Receita Federal o administrador, diretor, sócio gerente, presidente, síndico, etc, desde que recebam remuneração pelo seu trabalho de gerência e direção, são qualificados como segurados ao Regime Geral de Previdência Social.


Entretanto, a Receita Federal abre uma exceção para o não recebimento do pró-labore mesmo o sócio atuando como administrador da empresa, nas funções de direção e gerência. A Solução de Consulta esclarece que exclui-se da caracterização como segurado obrigatório o sócio que presta serviço à sociedade, em períodos excepcionalmente que, não recebem valores a qualquer título, como em um momento de dificuldade financeira, por exemplo.



Posso pagar meu INSS somente sobre 01 salário mínimo?


Em linhas gerais, empresas que possuem sua tributação no Simples Nacional e Lucro Presumido, desde que no Simples não possua atividades no "Fator R", podem recolher sobre um salário mínimo seus encargos de previdência social, desde que devidamente pagos ao sócio, para o correto controle interno e da contabilidade da empresa, sendo então, outra formas de remuneração ao sócio a distribuição de lucros, por exemplo, devidamente registrada conforme resultado da contabilidade.


Conte com Nossa Equipe de Contadores para auxiliar na Decisão do Pró-Labore que deve ser Pago pela sua Empresa.

Por Igor Ribeiro 21 de julho de 2025
Com o crescimento das redes sociais e a profissionalização da criação de conteúdo, os digital influencers (influenciadores digitais) passaram a ser protagonistas em campanhas publicitárias e ações de marketing. No entanto, muitos ainda atuam de forma informal, sem entender que seus ganhos também estão sujeitos à tributação. Neste artigo, vamos explicar como funciona a tributação para influenciadores digitais e quais os passos necessários para se regularizar junto ao fisco, garantindo segurança jurídica e financeira para sua carreira.
Por Igor Ribeiro 14 de julho de 2025
A gestão fiscal é uma das áreas que mais gera dúvidas e preocupações entre pequenos empreendedores. Os erros fiscais podem resultar em multas, juros e problemas legais que comprometem a saúde financeira da empresa. No entanto, com planejamento e orientação adequada, é possível evitar esses problemas e manter a regularidade fiscal do negócio. Veja a seguir os principais erros fiscais e como preveni-los.
Por Igor Ribeiro 7 de julho de 2025
Abrir um CNPJ é fundamental para que uma igreja possa operar legalmente no Brasil. Com o CNPJ, a instituição tem personalidade jurídica, pode abrir conta bancária, emitir recibos de doações e cumprir suas obrigações fiscais e legais como entidade sem fins lucrativos. Neste artigo, vamos explicar passo a passo como formalizar uma igreja e registrar seu CNPJ.